História
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o código QR (QR é o acrônimo do inglês Quick Response) é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a câmera fotográfica. Os códigos QR são muito comuns também em revistas e propagandas, onde se usam para guardar endereços e URIs, além de informações pessoais detalhadas, por exemplo no caso de cartões-de-visita, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.
O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi disponibilizado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o "código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada".
A banda Pet Shop Boys utilizou imagens de códigos QR no clipe da música "Integral". Durante o clipe aparecem dezenas desses códigos. Todas as imagens, quando decodificadas, apresentam ligações para diferentes sites, em geral tratando da questão da privacidade no mundo contemporâneo.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde, a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A Revista Galileu da Editora Globo também incluiu códigos QR para que o usuário tivesse acesso a informações extras através do seu celular.
Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em seu stand.
O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador, na Bahia , tem usado o código QR desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no país - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias, levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel (celular)
Existem diversas padronizações abordando a codificação de códigos QR:
- Outubro de 1997 — AIM (Association for Automatic Identification and Mobility) International
- Janeiro de 1999 — JIS X 0510
- Junho de 2000 — ISO/IEC 18004:2000 Information technology — Automatic identification and data capture techniques — Bar code symbology — QR Code (presentemente retirado)
Defines QR Code Model 1 and QR Code Model 2 symbols. - 1 de setembro de 2006 — ISO/IEC 18004:2006 Information technology — Automatic identification and data capture techniques — QR Code 2005 bar code symbology specification
Defines QR Code 2005 symbols, an extension of QR Code Model 2. Does not specify how to read QR Code Model 1 symbols, or require this for compliance.
Na camada de aplicação, existem variadas formas de implementação. NTT DoCoMo estabeleceu um padrão para codificação de URIs, informações de contatos e muitos outros tipos de informação. O projeto de código aberto "ZXing" mantém uma lista de tipo de código QR.
Capacidade de armazenamento
- Numérica - máx. 7089 caracteres
Alfanumérica - máx. 4296 caracteres- Binário (8 bits) - máx. 2953 bytes
- Kanji/Kana - máx. 1817 caracteres
Capacidade de correção de erros
- Nível L 7%
- Nível M 15%
- Nível Q 25%
- Nível H 30%
Nota: a leitura do código pode ser feita por câmeras de telefones celulares ou tablets, desde que tenham os aplicativos adequados instalados.
Licença
O uso de códigos QR é livre de qualquer licença, sendo definido e publicado como um padrão ISO. Os direitos de patente pertencem a Denso Wave, mas a empresa escolheu não usá-los. O termo QR code é uma marca registrada da Denso Wave Incorporated.
Dica de saite:http://www.i-nigma.com/CreateBarcodes.html
exenplosQR Code:


