domingo, 22 de abril de 2012

Victor Vasarely

Victor Vasarely - Pintor - Op-art



Victor Vasarely foi um pintor de origem húngara considerado por muitos como um dos mais importantes artistas da chamada Op-art, sendo um dos fundadores dessa arte cinética, através de desenvolvimentos de pinturas de abstrações geométricas.

Vasarely nasceu como Vasahelyi Gyõzõ, em Péc, na Hungria, no dia 9 de abril de 1906, e passou parte de sua infância em Piestany e Budapeste. Aos 19 anos de idade resolveu estudar medicina na Universidade de Budapeste, mas depois de anos do curso resolveu abandonar ao sentir sua forte atração pela arte e pelo grafismo de modo geral. Dessa forma foi aprimorar-se na pintura acadêmica tradicional na escola Podolini-Volkmann Academy. Depois concentrou suas atenções na arte gráfica aplicada e design tipográfico.
Em 1930 casou-se com uma colega da escola e com teve dois filhos. Nessa época trabalhou numa empresa de rolamentos de esferas onde desenhava cartazes publicitários e com o decorrer do tempo começou a especializar cada mais como um design gráfico e artista de pôster, bem como consultor de criação de uma agência de publicidade.
                                                                                                 Geometria
Durante este período de sua vida, Vasarely não teve muito contato com os demais artistas, além disso, vivia de baixos salários, morando praticamente com sua família em apartamentos baratos, passando por diversas dificuldades financeiras, principalmente até a metade dos anos 40, por causa da guerra.
Durante os anos de 1929 a 1947, Vasarely passou a experimentar em suas pinturas efeitos de textura, sombra em perspectiva de luz, o que acabaram por desenvolver seus primeiros resultados gráficos do período de obras como “zebras” de 1937, “Chess Board” de 1935 e “Girl-power” de 1934.
Ainda na década de 40 começou a fazer diversos experimentos em suas pinturas fazendo quadros em diversos estilos como cubistas, futurista, expressionistas, simbolista e surrealista, mas ainda sem desenvolver um estilo único. Fazia diversas exposições de seus trabalhos, conseguindo aos poucos fazer seu talento ser admirado.

Após a Segunda Guerra Mundial, sua vida começou a melhorar e ele pode abrir o seu primeiro ateliê em Arcueil, que ficava num subúrbio próximo do centro de Paris. Lá finalmente Vasarely encontrou seu estilo próprio, desenvolvendo as sobreposições baseadas em suas heranças geométricas, que provavelmente remontavam a época em que fora um design.
efeito óp
A partir de 1948 costumava passar os meses de verão em sua casa em Gordês, em Provence-Alpes-Côte d´Azur e lá desenvolveu amplamente as casas cúbicas levando à composição do grupo de trabalhos conhecidos como Gordes/Cristal. Também trabalhou no problema dos espaços vazios e preenchendo-os numa superfície plana, promovendo o desenvolvimento da visão estereoscópica.
Desenvolveu uma série de trabalhos importantes com a marca de seu estilo a partir da década de 50 e 60, principalmente no período denominado “preto e branco”, onde seu nome passaria em definitivo para a história da arte. O desenvolvimento e definição dos elementos básicos de sua pintura, logo passaria a ser reconhecida como Op-art, um estilo e uma técnica que jamais poderá ser lembrada sem que seu nome seja citado.
Em 5 de agosto de 1970, teve a abertura do primeiro museu, em estilo renascentista, em Gordes, com mais de 500 obras suas. Criou a Fundação Vasarely em Aix-em-Provence e em 1976 trabalhou na obra que foi instalada no Centro Pompidou em Paris e no Museu Vasarely localizado em seu local de nascimento, na cidade de Pécs, na Hungria, para onde fez uma grande doação de suas obras.
Gestalt-bleu   
Em 1982, cerca de 154 serigrafias foram levadas para o espaço pelo astronauta Jean-Loup Chrétien, a bordo da nave espacial franco-soviética Sayut 7, que posteriormente foram vendidas em benefício da UNESCO. Em 1987, o segundo museu do húngaro Vasarely foi criado em Zichy Palace em Budapeste com mais de 400 obras. Victor Vasarely morreu em Paris, no dia 15 de março de 1997, aos 89 anos de idade
Op –art ou Optical art é uma forma de arte abstrata que se caracteriza pela utilização de figuras geométricas, geralmente em padrões claras e escuras e/ou preto e branco, em repetição exaustiva resultando uma visualização dinâmica de efeito ilusório óptico de quem as vê, passando a sensação de movimento, sugerindo vibrações que podem se modificar conforme a posição do espectador.
Essas diversas possibilidades de constante modificação simbolizam a transformação da realidade que o homem vive. Este estilo moderno e não convencional, tiveram a liderança de grandes nomes como Victor Vassarely, Alexander Calder e Bridget Riley, bem como se tornou uma arte muito popular na América e também na Europa entre os anos 60.









quarta-feira, 11 de abril de 2012

Escola Pitagórica

            Pitágoras de Samos (em grego antigo Ὁ Πυθαγόρας ὁ Σάμιος, transl. Ho Pythagóras ho Sámios – trad. "Pitágoras o Samiano", ou simplesmente Ὁ Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metapontoccerca de 497 a.C. ou 496 a.C.
            A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.
             Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Teve como sua principal mestra, a filósofa e matemática Temstocléia.
 Pitágoras(nasceu entre 571 a.c. e 570 a.C. morreu  entre 497 a.C. ou 496 a.C.)

os primeiros filósofos

 1.1- Os três filósofos de Mileto                                         
    
    Tales de Mileto (em grego antigo Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
    Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
     Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.

TALES DE MILETO (624-546 A.C.)
                                    
 Anaximandro (em grego: Ἀναξίμανδρος; 610 - 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu. 
    Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
      Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apéiron e arché, que apéiron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.
    Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
    Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.
                                                                        Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.)

           
     Anaxímenes de Mileto (Grego: Άναξιμένης; 588-524 a.C.) foi um filósofo pré-socrático do Período Arcaico, activo na segunda metade do século VI a.C. Foi um dos três filósofos da escola milésia, é identificado como estudante de Anaximandro.Anaxímenes, tal como outros na sua escola de pensamento, praticou o materialismo monista.Esta tendência para identificar uma específica realidade composta de um elemento material constitui o âmago das contribuições que deu fama a Anaxímenes.
    Escreveu a obra “Sobre a natureza”, em prosa. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol.
         
Anaxímenes de Mileto (586 – 525 A.C.)

  1.2-A ÁGUA É O PRINCIPIO DE TUDO

 Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da historia, porque foi ele o primeiro homem de que se tem notícia a criar uma teoria paraexplicar o princípio de tudo, a partir de um elemento da própria natureza. Talesacreditava que a água era a primeira e que ela fazia parte da composição de todas as coisas que existem no mundo, sendo, por isso, a causa material de todas as coisas. Ele compreendeu a importância da água, observando que ela está em todas as partes do universo, na terra, em sua superfície ou no subsolo, e no ar, sendo também indespensável a todas as formas de vida exestentes. A água está presente em todo luga onde há vida e onde ela não existe não há vida. Para ele , sem a água o universo não existiria.    
OK