quarta-feira, 11 de abril de 2012

os primeiros filósofos

 1.1- Os três filósofos de Mileto                                         
    
    Tales de Mileto (em grego antigo Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C..
    Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
     Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.

TALES DE MILETO (624-546 A.C.)
                                    
 Anaximandro (em grego: Ἀναξίμανδρος; 610 - 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza"; contudo, essa obra se perdeu. 
    Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
      Anaximandro acreditava que o princípio de tudo são coisas chamadas apéiron e arché, que apéiron é algo que não tenha vida, e arché que tenha vida, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.
    Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
    Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.
                                                                        Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.)

           
     Anaxímenes de Mileto (Grego: Άναξιμένης; 588-524 a.C.) foi um filósofo pré-socrático do Período Arcaico, activo na segunda metade do século VI a.C. Foi um dos três filósofos da escola milésia, é identificado como estudante de Anaximandro.Anaxímenes, tal como outros na sua escola de pensamento, praticou o materialismo monista.Esta tendência para identificar uma específica realidade composta de um elemento material constitui o âmago das contribuições que deu fama a Anaxímenes.
    Escreveu a obra “Sobre a natureza”, em prosa. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol.
         
Anaxímenes de Mileto (586 – 525 A.C.)

  1.2-A ÁGUA É O PRINCIPIO DE TUDO

 Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da historia, porque foi ele o primeiro homem de que se tem notícia a criar uma teoria paraexplicar o princípio de tudo, a partir de um elemento da própria natureza. Talesacreditava que a água era a primeira e que ela fazia parte da composição de todas as coisas que existem no mundo, sendo, por isso, a causa material de todas as coisas. Ele compreendeu a importância da água, observando que ela está em todas as partes do universo, na terra, em sua superfície ou no subsolo, e no ar, sendo também indespensável a todas as formas de vida exestentes. A água está presente em todo luga onde há vida e onde ela não existe não há vida. Para ele , sem a água o universo não existiria.    
OK

Nenhum comentário:

Postar um comentário